Saiba como acondicionar o lixo nestes tempos de pandemia

Genedempsey Bicalho, superintendente da SLU. Foto PBH

Em entrevista ao Radar Leste BH o superintendente da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), Genedempsey Bicalho, orienta sobre os cuidados necessários com o descarte do lixo nesta época de pandemia. Você fica sabendo nesta entrevista também quais são os dias corretos de coleta no seu bairro.

Radar Leste BH- Que medidas a SLU tem adotado para que o coronavírus não se espalhe pelas ruas, não adoeça os funcionários e os moradores?
Uma das medidas mais importantes foi a suspensão do serviço de coleta seletiva em toda Belo Horizonte. Esse anúncio foi feito em 22 de março e, desde então, o serviço está temporariamente interrompido. O motivo da decisão foi resguardar a segurança dos catadores das cooperativas e associações, já que avaliações técnicas apontarem risco de contaminação dos trabalhadores pelo novo coronavírus ao manusear o papel, o metal, o plástico e o vidro destinados à reciclagem.

Outro cuidado importante é a lavagem de áreas próximas a hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), centros de saúde, rodoviária e a outros locais de grande acesso de pessoas. São atendidas, pelo menos, quatro regionais por dia. Essa iniciativa fez com que pesquisadores da UFMG buscassem a comprovação científica do trabalho: uma equipe de virologistas da universidade realizou testes em pontos estratégicos de Belo Horizonte para detectar o novo coronavírus em locais públicos, confirmando a presença do vírus em grande parte desses ambientes

Radar Leste BH – O que fazer com os sacos de lixo antes do descarte? Precisam ser higienizados?
No caso da coleta domiciliar, a orientação é que todos embalem os resíduos em material impermeável, resistente a rupturas e a vazamentos. Essa recomendação inclui as máscaras. É de extrema importância respeitar o limite de peso da embalagem, assim como o limite de dois terços (2/3) de sua capacidade de armazenamento. O cidadão deve lacrar adequadamente o saco de lixo e o colocar dentro de um segundo invólucro com as mesmas características de resistência do primeiro. Há pessoas que podem estar contaminadas pela Covid-19 e não apresentar sintomas, por isso é tão necessário que os cuidados sejam adotados por toda a população.

Embale corretamente o lixo

Radar Leste BH – Os moradores devem deixar aviso nos sacos de lixo quando houver máscaras descartáveis e objetos com risco de contaminação?
Toda medida adotada para aumentar a segurança da população e de quem recolhe os resíduos, no caso, nossos coletores, é bem-vinda. Mas, o fundamental é embalar corretamente o lixo de forma que a embalagem não se rompa e os resíduos não venham a se espalhar nas vias públicas. Sabemos que os garis são muito ágeis, executando o trabalho de maneira muito rápida e eficiente. Por isso é válido tudo o que puder ser feito para facilitar o trabalho deles e não colocá-los em perigo.

Radar Leste BH – Qual é o compromisso que o cidadão deve ter nos dias da coleta, além dos que são necessários para o combate ao coronavírus? Por exemplo: o descarte correto de objetos cortantes, pontiagudos e com outros tipos de contaminação.
A orientação da SLU é que materiais pontiagudos ou cortantes, como vidro, latas de alimentos em conserva, estiletes, pregos, espetos de churrasco, lâminas e agulhas, devam ser acondicionados em garrafas PET, embalagens Tetra Pak (longa vida) ou embrulhados em papelão ou outro material bastante resistente. Além disso, agulhas devem ser protegidas por suas respectivas tampinhas para aumentar o grau de segurança. As tampas das latas de alumínio devem ser pressionadas para dentro. Somente depois disso, esses resíduos poderão ser ensacados e disponibilizados para o recolhimento na calçada.

Radar Leste BH – Há um link onde o morador da região Leste consiga checar o horário de coleta de lixo do bairro dele?

Os cidadãos podem consultar o horário da coleta de resíduos em sua rua acessando pbh.gov.br/coletadomiciliar.

A entrevista continua na próxima edição. Não perca!