Saiba sobre alterações na pressão arterial: sintomas, causas e tratamentos

O coração é responsável por bombear o sangue para o nosso corpo. Quando o sangue é impulsionado acaba exercendo certa força contra as paredes das artérias. Essa força é chamada de pressão arterial. Nesta entrevista com o doutor José Ronaldo Moreira, cardiologista da Santa Casa BH, você confere os sintomas, tratamentos e recebe orientações sobre o tema.

Cardiologista José Ronaldo. Foto: SCBH

 Radar Leste BH – O que significa ser hipertenso? Hipertensão tem cura?

A hipertensão arterial é uma doença degenerativa das artérias e pode ter causas primárias e secundárias. Nas do tipo secundário, a sua causa é definida e é possível tratá-la e curá-la. Já a hipertensão primária – a de maior incidência na população – não tem uma causa bem definida, são vários fatores. Ela não tem cura e deve ser controlada para evitar danos aos órgãos alvos (coração, rim e cérebro) e possíveis complicações.

Radar Leste BH – A hipertensão pode provocar que males para a saúde?

A doença pode ser assintomática, mas também é capaz de provocar vários sintomas e patologias em diferentes órgãos, principalmente os órgãos alvos. Se atingir o coração, pode levar a uma insuficiência cardíaca. Se for os rins, causa insuficiência renal progressiva. Já no cérebro acarreta danos cardiovasculares, principalmente os acidentes vasculares cerebrais ou demência progressiva, além das lesões em órgãos de artérias periféricas, capazes obstruir progressivamente as artérias de membros inferiores.

Controle a pressão. Foto: Fernando Zhiminaicela por Pixabay

Radar Leste BH – Quais medidas podem ser tomadas para o controle da pressão arterial, além da alimentação saudável e da prática de exercícios?

 É fundamental no controle da pressão arterial o cuidado com a alimentação. Opte por uma dieta com menor teor de sal e menos hipocalórica, aliada à prática de exercício físico regularmente para manter o peso. Além disso, é fundamental tomar a medicação adequadamente, quando necessário, e fazer o controle médico periódico rigorosamente. É importante controlar também os outros fatores de risco das doenças cardiovasculares, como o fumo, o diabetes e a obesidade, que correlacionados podem complicar o quadro clínico de pacientes hipertensos.

Radar Leste BH – Há algum dado oficial sobre o número de brasileiros hipertensos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde no mundo existem 600 milhões de pessoas hipertensas. No Brasil, acredita-se que 35% da população seja hipertensa e que metade dessas pessoas não sabem que possuem a doença.

Radar Leste BH – O que significa ter pressão baixa? Que cuidados devem ser tomados?

O termo pressão baixa é muito relativo. Cada pessoa tem seu nível de pressão de acordo com os dados biológicos e peso. Por esse motivo, essa “pressão baixa” deve ser vista com muita cautela. Se a pessoa tem a pressão mais baixa do que os índices de rotina, mas é assintomática não há o que ser feito. Ela só deve ser analisada quando o paciente apresenta sintomas que podem estar relacionados a outras patologias.

Radar Leste BH – Sal realmente ajuda quem tem pressão baixa?

Se a pessoa tem pressão mais baixa e é assintomática, não há necessidade de fazer dieta mais rica em sódio. A relação do sal com a pressão baixa não tem muito sentido.

Radar Leste BH – Qual profissional deve ser procurado em caso de suspeita de pressão alta ou baixa para que, se confirmada, a doença seja investigada e tratada?

Os profissionais mais aptos são os clínicos, principalmente aqueles que atendem nas Unidades Básicas de Saúde, assim como o cardiologista e o nefrologista, quando existe implicação nos rins.