Santa Casa promove curso para cuidador de idosos

O cuidador de idosos tem sido cada vez mais requisitado. Há quem diga que a profissão deva ser uma das mais promissoras nos próximos anos. Mas, como toda atividade, exige capacitação e compromisso. Confira nesta entrevista com a diretora da Escola Técnica Santa Casa BH, Helenice Teófilo Araújo, um pouco mais sobre esse profissional.

Helenice Teófilo, diretora da Escola Técnica da SCBH. Foto SCBH

Radar Leste BH – O que faz um cuidador de idosos? Onde atua?

Ele atua no ambiente familiar, domicílio, instituições de longa permanência, casas de repouso e asilos. Age como um acompanhante, auxiliando em questões práticas como higiene, bem-estar, alimentação e administração de medicamentos. Um diferencial desse profissional é que ele está preparado para questões específicas que o paciente idoso requer, proporcionando momentos de atenção e carinho, que são necessários nessa fase de fragilidade em que se encontram.

Radar Leste BH – O mercado apresenta crescimento da demanda?

De acordo com o IBGE, o número da população com mais de 60 anos vai mais que dobrar até 2050. Isso mostra como envelhecimento populacional está em crescimento e, por consequência, o campo de mercado para o cuidador de idosos aumenta exponencialmente a cada ano.

Radar Leste BH – Podemos dizer que o cuidador de idosos vai ser um dos profissionais mais requisitados em um futuro próximo?

Com certeza, prevendo essa demanda a Escola Técnica da Santa Casa BH oferece o curso de Cuidados de Idosos, preparando profissionais com qualidade e excelência no atendimento a quem necessita de cuidados na terceira idade. Afinal, queremos o melhor para nossos entes queridos, o que nos faz escolher profissionais capacitados para nos auxiliar nesse cuidado. Importante dizer que além das habilidades técnicas eles precisam tratar de forma humanizada esses pacientes, atendendo-os com carinho e paciência. 

 – Radar Leste BH – Conte como vai ser o curso para cuidador de idosos que a Santa Casa vai promover? 

A Escola Técnica da Santa Casa BH oferece o curso de Cuidador de Idosos de forma muito completa. Preparamos nesse momento de pandemia um online, oferecido através de uma plataforma proporcionando ao aluno a oportunidade de vivenciar remotamente as atividades práticas. Nessa modalidade de curso,  estamos atentos às demandas e exigências do mercado, sempre com foco na realidade em que estamos inseridos hoje. Os alunos têm a oportunidade de desenvolver conhecimentos e habilidade para oferecer um cuidado adequado ao idoso que precisa de seus serviços. 

A Escola Técnica Santa Casa BH ainda tem vagas para o curso online de Cuidador de Idosos no turno da noite. Com início das aulas previsto para 12 de novembro, a capacitação possibilita os participantes a trabalharem como cuidadores de idosos, utilizando recursos disponíveis no âmbito domiciliar e institucional. O investimento é de R$ 80 (matrícula) e duas parcelas de R$ 270.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.faculdadesantacasabh.org.br. Informações pelo WhatsApp: (31) 99991-6589 | (31) 98420-5587 | (31) 99988-4753.