Saúde mental; sua mente em harmonia para lidar com os desafios da vida

A saúde mental fala de harmonia interna, mesmo com todas as adversidades e desafios da vida. Fala da importância de olharmos para o nosso lado luz e nosso lado sombra e assim aprendermos a estar em harmonia para lidar com as emocões, sentimentos e pensamentos controversos.

Os pensamentos negativos podem te levar a desenvolver algum distúrbio como a ansiedade, depressão, pânico, alteração no humor, dentre outros. Cuidado com os vícios de toda natureza, eles te tiram de você e causam dependência de várias formas, compulsões, e a sensação de não pertencimento e vazio interno com consequências desastrosas,redução no desempenho profissional e escolar, má alimentação e má qualidade do sono e alteração no comportamento.

Experimente se conectar um pouco mais com você mesmo, observar pensamentos, sentimentos e emoções. Aprenda a entrar em seu silencio por alguns minus todos os dias, pelo menos ao acordar e antes de dormir, faça alongamentos, leia um bom livro, escute uma música suave.

Experimente dar atenção à sua família, isso fortalece os laços entre vocês. Aprenda a escutar o afeto que eles te pedem, e aproveite o afeto que eles te dão, isso pode ajudar a aumentar a sensação de pertencimento e utilidade, em você e neles.

Treine seu cérebro para você aprender a lidar com as questões difíceis que em algum momento te dominam. Se conscientize da necessidade de adotar uma postura mental diferente e busque ajuda. Faça algo diferente, saia da mesmice, faça um execício físico, aprenda   um novo idioma, pratique coisas diferentes para estimular seu cérebro a fazer as mudanças necessárias a seu favor. Tenha contato com a natureza, tire um tempo para caminhar, enquanto isso respire profundamente, observe a simplicidade e os detalhes  à sua volta, escute o canto dos pássaros, sinta o perfume das flores, do ar.

Pense em coisas boas e construtivas. Se tiver um tempo pelo menos uma vez por semana, que seja por uma hora, faca um trabalho voluntario, visite um asilo, ou um orfanato, ou mesmo nas ruas, doe seu tempo, sua escuta seu colo para alguém necessitado.

Treine sua mente de forma positiva, observando suas limitações e peculiaridades, não há nada de errado em não dar conta de fazer algumas coisas, ainda somos serem em evolução e em busca de nós mesmos.

O falar ajuda no processo da cura, mas o falar precisa ter uma ressonância imparcial, positiva e saudável do lado de quem escuta. Os profissionais da saúde mental foram preparados para esse tipo de trabalho. Cuide-se!

Imagem em destaque: truthseeker08 por Pixabay.