Scanner promete agilidade na checagem de passageiros em aeroportos

Sabe aquela hora de passar no raio x do aeroporto e a maquininha apita justamente na região dos pés? Sempre acontece comigo! O jeito é tirar o sapato e passar descalço. Alguns aeroportos oferecem uma proteção, outros nem isso.

Tem gente que acha chato, tem gente que acha constrangedor, eu, na verdade não me importo muito, já até me acostumei, mas, claro, que preferiria continuar com meus sapatos quietinhos nos pés.

Esse procedimento de segurança começou a ser adotado depois dos atentados de 11 de setembro, mas uma nova tecnologia em desenvolvimento nos Estados Unidos pode mudar essa história em breve.

A nova tecnologia chamada de “HD-Advanced Imaging Technology” vem sendo desenvolvida desde 2013 pela empresa Liberty Defense. Trata-se de um scanner de alta definição que será capaz de detectar armas escondidas debaixo das roupas e analisar os calçados sem que seja necessário tirá-los dos pés também.

O melhor disso tudo? A inspeção tem previsão de durar só 2 segundos. Isso mesmo! É o tempo do viajante parar e pisar em cima do equipamento, um tipo de plataforma, as antenas agirem e foi. Bem melhor, né?

Além de diminuir o incomodo dos passageiros que precisam tirar o calçado, esse sistema também tem a expectativa de agilizar o embarque. A empresa responsável pelo scanner estima uma redução entre 15 e 20% no tempo de checagem, considerando que, com o equipamento, não será mais necessário tirar o sapato, colocar proteção, passar no raio x e recolocar o sapato. Só de falar todo esse procedimento cansa, não é mesmo?

A gente fica aqui na torcida para que os testes demonstrem que o scanner é eficaz e seguro e que em breve a gente possa encontrá-lo por aí.

Imagem em destaque: site Melhores Destinos.