Segurança residencial: proteja seu lar e sua família

Um dos aspectos mais cruciais relativos à segurança diz respeito aos nossos lares. Aterroriza-nos somente em pensar em nossa residência sendo invadida por dois ou três marginais, armados, drogados e toda família impotente diante deste quadro. Depois que o fato acontece não adianta pensar em segurança. A porta foi arrombada, não tem como colocar um cadeado naquele instante.

Por isso enfatizamos que segurança deve ser um ato de todos os dias. Deve estar incutido em nossas mentes como algo corriqueiro. Devemos estar sempre alertas. Por isto ninguém adentra o seu lar sem que tenha sido convidado ou autorizado. Se você deixa o portão da garagem aberto a sua segurança foi embora, facilitou a ação dos marginais.

 O muro do entorno do seu imóvel é baixo? Facilita a entrada? Tem dispositivos de segurança? Você deixa escadas próximas aos muros? Ou seja, você realmente se preocupa com a sua segurança residencial? É isto que pretendemos. Dar uma noção sobre como podemos nos proteger dentro dos muros de nossos lares.

O perigo ronda quando você sai ou chega em casa. São momentos cruciais onde devemos ficar atentos. O portão da garagem está sendo aberto e isto é um convite para quem está passando e quer praticar um assalto.  Ao sair ou chegar a casa verifique se existem pessoas paradas a pé ou dentro de um carro próximo a sua residência. Se tiver, desconfie, não entre ou não saia naquele momento. Essas pessoas são conhecidas, são vizinhos, estão aguardando uma pessoa que mora próxima? Tome cuidado.

Como é a iluminação próxima a sua casa? Se algum poste estiver com a lâmpada queimada, entre em contato com o órgão da Prefeitura para a troca. Coloque holofotes no muro externo da casa, assim dificulta uma surpresa e facilita visualizar alguém escondido atrás de um árvore. O morador terá uma visão melhor do seu entorno e tomar alguma atitude antes de abrir o portão.

Se o portão tem abertura automática não precisará sair do carro, mas ele demora alguns segundos para abrir e depois fechar, você estará em desvantagem. Não coloque o carro em direção ao portão, deixe-o paralelo ao meio-fio já que se outro veículo tentar fechá-lo ainda é possível movimentá-lo para frente ou para trás. Se ele estiver com a frente em direção ao portão e se você for fechado por trás não terá como se movimentar. Quando o portão abrir entre o mais rápido possível e o feche rapidamente.

Hoje temos a facilidade de fazer contato com nossos familiares em casa utilizando o celular, ao sair do trabalho avise que logo chegará. Evite neste momento retirar alguma quantia em dinheiro do caixa eletrônico, pode ser seguido até em casa para a prática de roubo. A entrada na garagem é o momento ideal de ataque para os marginais. Por isto esteja alerta quando se aproximar de sua residência. Tendo câmeras externas, tanto a família quanto o motorista podem acessá-las via celular e verificar se está tudo tranquilo e com mínimas condições de ser abordado a quem estiver chegando. Fique atento.

Caso seja abordado por um ladrão, mesmo tomando todas as providências, neste momento tente manter a calma, faça movimentos lentos e avisados, obedeça e entregue o que lhe for pedido e tão logo seja liberado, avise a polícia.

Instagram @elsonmatosdacosta