Seleção é obrigada a abrir espaço para jogadores “brasileiros” como Hulk

O início do mês de setembro no futebol na América do Sul será dedicado a três rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo, com jogos dias 2, 5 e 9. A novidade maior para os brasileiros foi a convocação de vários jogadores que atuam aqui no Brasil, alguns não por uma escolha técnica, mas pela impossibilidade do técnico Tite de contar com jogadores que atuam na Inglaterra.A Premier League, a entidade inglesa que administra o campeonato nacional proibiu os jogadores que foram convocados para atuar em países que estão na lista vermelha britânica no controle da pandemia, entre eles o Brasil. Com isso, nove jogadores brasileiros convocados foram impedidos de se apresentarem para servir a seleção. Mais de 60 atletas de diversos países, que atenderiam convocações para datas FIFA, foram impedidos de servir suas seleções. Pelas normas sanitárias da Inglaterra, se esses atletas deixassem o país e fossem para outros da lista vermelha, no retorno aos seus clubes teriam que ficar em quarentena de 10 dias antes de poderem treinar ou atuar.

Parece uma situação surreal, mas é muito realista. As entidades possuem rigoroso sistema de controle dos clubes e atletas e agiram em defesa dos seus negócios e para conter os riscos sanitários de exposição dos atletas à contaminação pelas novas variantes da Covid. O tema é polêmico, mas cada vez mais fará parte do nosso cotidiano de transitar pelo mundo. A FIFA, entidade que regulamenta o futebol mundial, que exige que os clubes liberem seus atletas para das chamadas datas FIFA, quando servem suas seleções, entende que estamos em um período de exceção e pede que cada caso seja analisado com bom senso e responsabilidade. Ou seja, não vai criar caso com os clubes ingleses.

Diante deste cenário não restou alternativa para o técnico Tite a não ser convocar atletas que atuam no Brasil e outros jogadores de clubes de países europeus que não estão com restrições. Com isso, cinco atletas que estão jogando o brasileirão foram chamados, entre eles Hulk e Everson do Atlético, o goleiro Santos do Athletico Paranaense, Edenilson, do Internacional, e o zagueiro Miranda, do São Paulo. Hulk retorna à seleção depois de cinco anos e o goleiro Everson terá a primeira oportunidade na seleção. Tite ainda chamou outros quatro atletas, Vinicius Junior, do Real Madrid da Espanha, Gerson, do Olympique de Marselha da França,  Malcon do Zenit da Rússia e Matheus Nunes do Sporting de Portugal. Este último decidiu não se apresentar de olho na possível convocação da seleção portuguesa já que tem dupla cidadania. Haja confusão na seleção brasileira.

A presença de Hulk era a mais cobrada e esperada mesmo sem a proibição inglesa. O jogador jamais havia sido lembrado por Tite.  Na temporada 2021 tem sido um dos melhores atletas que atua no futebol brasileiro e mesmo aos 35 anos ainda pode ajudar muito a seleção, líder invicta das eliminatórias, com seis vitorias em seis jogos. Os desafios serão contra o Chile, Argentina e Peru. Seria bem interessante ver Hulk atuando ao lado de jogadores como Vinicius Junior e Neymar. Agora resta saber se ele terá chance de jogar ou se ficará apenas preenchendo vaga em um banco de reservas.

O Atlético cedeu vários jogadores para as eliminatórias. Além de Hulk e o goleiro Everson, já haviam sido convocados o lateral esquerdo, Guilherme Arana, campeão olímpico com o Brasil, e os jogadores que atuam em outras seleções: Savarino da Venezuela, Vargas do Chile, Alan Franco do Equador e Junior Alonso para o Paraguai. Os argentinos Zaracho e Nacho Fernandez não foram chamados para a Argentina. O clube terá uma folga de duas semanas praticamente duas semanas sem jogos. A partida que faria contra o Grêmio, dia 5 de setembro, foi adiada. O time só voltará a jogar pelo Brasileirão dia 12, contra o Fortaleza, fora de casa, na reabertura do returno. Como Hulk já falou que ele descansa treinando e jogando, que a pausa do brasileirão seja bem revigorante para o atacante e que possamos realmente vê-lo jogando pela seleção.

Twitter @armandoBH69

Imagem em destaque: @hulkparaiba.