Sem opções de lazer na pandemia? Há parques e museus à sua espera

Em Belo Horizonte, o ‘novo velho normal’ já conta, desde o final do ano passado, com a reabertura de parques, como o Parque Municipal, mediante agendamento prévio e o cumprimento do protocolo de higiene e uso de máscaras. Agora, as visitas aos museus da capital também estão recomeçando pouco a pouco.
No Museu Histórico Abílio Barreto, a visitação vai de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h. Já no Museu da Moda, de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h. Para os dois é necessário agendamento prévio com a retirada de ingressos no portal da prefeitura.
Para conter o avanço do coronavírus, a capacidade de pessoas nos espaços foi reduzida e o intervalo entre as visitas aumentou para higienização dos ambientes, além da restrição de acesso às obras de arte ou itens de exposição manipuláveis e proibição de uso de telas sensíveis ao toque nas exposições.
Se o seu desejo é ir um pouquinho mais longe, saiba que o passeio da Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes também retomou às atividades no começo do mês. A viagem é uma das principais atrações da região e estava suspensa há cerca de dois meses.
Fiquei surpresa ao descobrir que a Maria Fumaça é a mais antiga em circulação no Brasil, a primeira viagem foi em 1881, e já transportou o imperador Dom Pedro II. E pensar que já estive lá tão pertinho e não fiz esse passeio. Muita vontade de voltar.
A retomada do serviço também ocorre com a adesão de uma série de medidas para garantir a segurança dos passageiros e dos empregados no embarque, durante a viagem e no desembarque. A grade de trens foi reduzida, houve redução também na disponibilidade de assentos, que são higienizados antes de cada passeio, também foram instalados tapetes higienizadores e dispensadores de álcool em gel, antes do embarque é feita a aferição da temperatura dos passageiros e, claro, é obrigatório o uso de máscaras.
A venda de passagens é feita nas bilheterias, nas estações das duas cidades e também pelo site da VLI, empresa que opera o trem. A tarifa inteira sai a R$ 70 (só ida) e R$ 80 (ida e volta).
E aí, qual vai ser a sua escolha?

 Me conte lá no meu Instagram @akemiduarte. Te espero!
Até a próxima!