Semana de clássico da série A no Mineiro 2022

América e Atlético entram em campo, sábado, pela sexta rodada do Mineiro 2022 no primeiro confronto dos dois representantes de Minas Gerais na série A do Brasileirão. Por muitos anos este foi o principal confronto no nosso Estado até que na década de 60 surgiu o mágico time do Cruzeiro, liderado por Tostão e Piazza. Desde então, o Cruzeiro se tornou o grande rival do Atlético e o América ficou como a terceira força do estado. Agora, com o Cruzeiro vivendo a maior crise esportiva da história – e não preciso falar sobre os problemas administrativos e mudanças profundas que vive o clube – e o América se mantendo como força no futebol brasileiro junto com o Atlético, melhor clube do país ano passado, Coelho e Galo reeditam a rivalidade de dois times irmãos na origem.

No campeonato Mineiro 2022 o América já superou o confronto com o Cruzeiro, vencendo por 2 x 0, mas ainda tem um time em desenvolvimento. Diante do Atlético, o América vem fazendo grandes jogos nos últimos anos, mas não vence o rival, o chamado clássico das multidões, desde a final do Campeonato Mineiro de 2016, quando venceu por 2 x 1 ficou com o título daquele ano. De lá para cá, foram 13 vitórias do Atlético e cinco empates, com jogos pelo campeonato Mineiro e pelo Brasileirão.

O primeiro jogo de 2022 terá muita adrenalina em campo. Do lado americano há personagens como Patrik e Wellington Paulista que tem histórias ligadas ao rival. Patrik como jogador muito carismático e vencedor pelo Atlético. Wellington Paulista um atacante que sempre usou a provocação como carrasco do Galo. Em todos os times que passou beliscava um gol contra o Atlético.

Pelo lado atleticano o torcedor quer o time mantendo um longo tabu, mesmo com pequenas mudanças na equipe de 2022 em relação ao time de 2021, mas com força da liderança de Hulk. Provavelmente as duas equipes vão entrar em campo com a força máxima que podem usar. O resultado não vai mudar muita coisa na temporada e no planejamento das duas equipes que estão com atenções voltadas para decisões importantes ainda este mês. Dia 23 o América recebe o Guaraní do Paraguai pela pré-Libertadores e no dia 20 o Atlético encara o Flamengo pela Supercopa do Brasil.

No campeonato estadual os dois times não devem ter dificuldades de se classificarem para as semifinais. Será interessante saber em que posição ficarão na primeira fase para evitar um possível confronto nas semifinais. Para isso, um deles provavelmente vai encarar o Cruzeiro, em crescimento e renovação, nas semifinais. Teremos uma fase de mata-mata bem interessante. Enquanto isso, o Coelho x Galo do próximo dia 12 será um belo espetáculo de futebol, até com certa leveza. Mas por ser um clássico, teremos bons ingredientes de competitividade em campo. Vale a apena ficar de olho.

Twitter @armandoBH69

Imagem em destaque: Bruno Cantini/Atlético.