Zailde Carvalho

Tenha gratidão por este momento e viva um dia de cada vez

Estamos vivendo momentos difíceis e transformadores em nossas vidas, em todos os níveis, mental, físico, emocional e espiritual. Embora nossos anseios para que tudo termine e voltemos ao que vivíamos antes – que chamávamos ‘normal’ – talvez seja momento para parar, se observar e se perguntar: “o que eu preciso aprender com tudo que está acontecendo nesse momento planetário?

De forma que, quando isso tudo passar, eu posso aproveitar em prol da minha paz, e da minha harmonia interna e contribuir para um mundo melhor, mais amoroso e mais humano?Será que o que eu vivia antes de começar essa pandemia estava realmente muito bom? Essa pergunta se refere ao lado interno, o eu comigo mesmo (a). Eu estava muito bem e me sentia realmente feliz, comigo mesmo (a) e com a humanidade?

Sabemos que muitos perderam pessoas amadas, e isso trás muita dor e tristeza aos corações. Porém, é possível transformar esse sofrimento para que se possa seguir em frente com a própria jornada. A gratidão é um processo transformador e pode te ajudar. Tenha gratidão pela oportunidade maravilhosa que a vida te presenteou por poder estar com essa(s) pessoa (s( tão amada (as) por um tempo, que foi maravilhoso tê-las por perto como parte da sua vida e o tanto que elas contribuíram para o que você é e poder estar aqui e agora.

A impermanência que a vida permeia nos assusta. Tudo vai se transformando o tempo todo, nada é estático, tudo vai mudando, tudo é feito de energia em movimento. Talvez o que a vida esteja tentando nos mostrar seja esse grande aprendizado, tudo se transforma. Tudo no planeta terra é temporário, basta olhar para toda a história do próprio planeta e da humanidade. Estamos todos aqui, temporariamente. Talvez seja momento de buscar olhar para esse lado da impermanencia com aceitação, pois assim o sofrimento é menor.

Nossas dores terminam quando nos despertamos internamente e paramos de sofrer pelo que não temos controle. Passarmos a olhar com mais amor e aceitação de nós mesmos e do outro como eles são. O filosofo Séneca, contemporâneo de Jesus dizia: “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”.

 Síga-me no Instagram @zacarvapsi ou no Facebook Zailde Carvalho.