Tudo em jogo com Armando Oliveira

Há cerca de 40 anos as ruas de Santa Teresa eram o meu quintal. Local preferido para encontrar amigos, jogar bola, futebol de botão, andar de bicicleta e fazer amizades. A ilha interiorana, com se referia o meu avô, também Armando, imigrante português, fugido da ditadura Salazarista. Foi em um cenário de conflito antidemocrático que surgiu a oportunidade da minha existência. Sem a vinda do meu avô e família para o Brasil, no início dos anos 50, diretamente para Santa Teresa, minha mãe, Rute, não teria conhecido o meu pai, Chico Grota, na praça Duque de Caxias, e eu não estaria aqui colocando tudo em jogo para falarmos de Esporte.

A minha ligação com a zona Leste de BH também passou pela música… uma quase obrigação para que nasceu em Santa Teresa, mas esta é outra história. Um dia podemos voltar a falar sobre ela. Foram nas ruas do bairro que comecei a relação com o Esporte. No início, com brincadeira e depois como torcedor – abro aqui um parênteses para lembrar do hábito diário de ouvir um dos meus ídolos, Osvaldo Faria, pai do meu amigo Bob Faria, sempre com a coragem para dizer a verdade. Por fim, acabei ingressando no Jornalismo e me debruçando na cobertura Esportiva.

Vou celebrar em dezembro 30 anos como jornalista profissional, como muito orgulho, e defensor contundente do jornalismo esportivo. Vivi experiências de aprendizado por onde passei, como repórter e editor de Esporte no jornal semanal Edição do Brasil, TV Record (ao lado de Ronan Ramos, Leopoldo Siqueira, Jorge Luiz e Jaeci Carvalho), TV Alterosa por 10 anos (Aqui Agora, Jornal da Alterosa e Alterosa Esporte) e 17 anos na TV Globo, 14 deles dedicados à chefia do departamento de Esportes em Minas Gerais.

A partir de hoje, abro um canal direto com todos vocês, moradores e simpatizantes da zona Leste, para falarmos sobre Esporte. É fascinante como essa ferramenta de socialização mexe com a vida e as paixões de todos nós, gera bilhões de dólares em negócios e talvez seja um dos poucos catalizadores de uma vida realmente global, sem a necessidade de idiomas para interpretar.

O objetivo deste espaço é de podermos trocar experiências que possam nos levar a reflexões de como o Esporte influencia e determina comportamentos e sentimentos humanos. Não há uma verdade absoluta. Há pontos de vista e podemos sempre aprender muito trocando ideias e colocando tudo em jogo.

Você também me encontra no Instagram @armandoBH69