Turismo dá sinais de melhoras, mas o setor ainda enfrenta dificuldades

Essa semana o Sebrae constatou um fato que o setor de turismo já previa. Com a imunização da população avançando cada dia mais, a categoria volta a alimentar boas expectativas, principalmente, para o fim do ano.

Essa foi a 2ª Pesquisa “Os Desafios das Agências de Turismo”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). De acordo com o resultado, 60% dos empreendedores vislumbram um aumento de faturamento até dezembro de 2021, apenas 14% acreditam que vai haver queda. Quando analisado o segmento como um todo, 91% declaram ter tido perda de faturamento, já quando se observa apenas o universo das agências, essa proporção cai para 56%.

De acordo com a informações do Sebrae, a pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2021 com uma amostra de 827 respondentes que compõem o universo de 192 mil pequenos negócios, entre eles: agências de turismo, operadores turísticos, serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente, transporte rodoviário coletivo de passageiros fretamento, transporte rodoviário coletivo de passageiros, transporte aquaviário para passageiros turísticos e atividade de agenciamento marítimo, das 27 unidades federativas.

Apesar das boas perspectivas, segundo o Sebrae, os empreendedores ainda enfrentam dificuldades para manter a empresa. Entre os principais desafios estão o aumento das vendas, a organização das finanças, as incertezas em relação a abertura das fronteiras internacionais e saber como será o perfil do consumidor pós-pandemia. Podemos acrescentar também a preocupação com a chegada variante Delta do Coronavírus que, segundo especialistas, é até oito vezes mais transmissível e pode sim, frustrar todas as expectativas de viajantes e empresários.

Por enquanto, o que tenho acompanhado e vivenciado é uma maior coragem das pessoas para a retomada dos planos de viagem. Basta cotar pacotes de fim de ano para ver que restam pouquíssimas opções de voos e hotéis, já está tudo lotado! Diariamente também temos acompanhado notícias de fronteiras se abrindo para brasileiros vacinados ou não.

Você já está pensando em voltar a viajar? Minha dica é: se quiser passar as festas de final de ano fora de casa e ainda não garantiu seu pacote, não perca tempo!

Imagem em destaque: Danilo Bueno por Pixabay.