Uso de drogas no condomínio: o que o síndico deve fazer?

Dentro do condomínio os jovens costumam se agrupar para praticar esportes, ouvir músicas, conversar e também usar drogas. Os síndicos devem ficar atentos ao que se passa e tomar medidas imediatas, caso percebam esta prática ilegal. De inicio, quando se tratam de menores os pais devem ser chamados para que tomem ciência do que está acontecendo. Polícia deve ser a última atitude para resolver esta situação, somente quando sair do controle dos responsáveis por aquela comunidade, como o zelador ou síndico.

Esses fatos devem estar disciplinados no Regulamento Interno, que prevê multas ao condômino que descumprir legislações vigentes em nosso País. Não custa nada lembrar que o usuário de drogas, quando é um viciado, costuma praticar pequenos delitos para poder adquirir e saciar a sua vontade. Isso pode acabar trazendo problemas para a família e demais moradores que poderão se tornar vítimas nestes casos.

Por isto a necessidade de não se permitir que isto consiga atingir um estágio onde multas não conseguirão reverter a situação. É preciso agir bem antes. Tudo que incomodar a população do condomínio deve ser levado a uma reunião para que se trate com responsabilidade estes assuntos e assim possam ser minimizados os problemas.

Havendo situações que fujam da normalidade onde exista agressão física, danos, furtos, roubos a Polícia deve ser avisada, devendo os administradores tomarem o cuidado para que não se exponham e sejam alvos futuros de violência. É preferível que as atitudes a serem implantadas no condomínio sejam levadas as reuniões para uma tomada de decisão coletiva.

Uma forma de se evitar que os jovens usem drogas dentro do condomínio é ter um perfeito domínio da área territorial como uma boa iluminação em todos os locais; câmeras que consigam atingir qualquer área externa além de rondas constantes. Isto dificultará a quem costuma praticar atos ilegais, como o uso de drogas ou mesmo se meter em confusão. É uma forma de desestimular estes delinquentes.

Instagram: @elsonmatosdacosta