Vai viajar de férias? Cuidado com a segurança do seu imóvel!

Estamos na época de férias, mesmo para quem está estudando em casa ou trabalhando em “home office”. É a época normalmente reservada para um descanso da vida atribulada ou mesmo pela ansiedade da pandemia resultante da COVID-19.

Quando estamos viajando o que menos queremos que interfira em nossa vida serão problemas. Pense bem: você curtindo uma praia deliciosa, ou uma montanha, naquela paz e tranquilidade quando o celular chama e a notícia é a de que a sua casa foi invadida por marginais.

É impossível continuar na mesma tranquilidade, acabou o sossego. Infelizmente é o mundo em que vivemos. Violência aparece de repente. Não temos paz na vida, precisamos nos precaver contra as mais diversas agressões pelas quais podemos passar.

Que cuidados devo tomar para deixar a minha residência em segurança, ou pelo menos dificultar o seu acesso a pessoas desconhecidas? Uma das primeiras providências é a de não comentar com ninguém, a não ser que seja da família, ou de sua confiança de que irá se ausentar por alguns dias.

Se não quer chamar a atenção, toda a acomodação das malas deve ser feita ainda na garagem, passando despercebido a quem tem a má intenção de observar o que está ocorrendo e ali penetrar de madrugada.

Desnecessário dizer, mas todas as portas e janelas deverão ser trancadas e certificadas de que realmente o foram, para posteriormente, já no local de suas férias, ficar se preocupando por ter se esquecido de algum destes detalhes. Se tiver algum parente para ir à residência de vez em quando, melhor, dificultará uma surpresa quando do seu retorno.

Tenha o cuidado de desligar todos os aparelhos das tomadas, pois se tiver uma tempestade com raios, poderá haver a possibilidade de alguns destes sofrerem danos. Geladeiras devem ser colocadas no modo mais econômico para consumir menos energia. Leve as chaves da casa consigo, deixando com alguém de confiança uma cópia caso necessite de sua presença para realizar alguma atividade.

Também é muito interessante, seja em qualquer época, a instalação de sistemas de segurança, inclusive com acompanhamento via internet, e através de seu celular acompanhar à distancia, tudo que acontecer em sua casa. Estes equipamentos avisam se acontecer uma invasão e de longe pode ativar e desativar o alarme residencial.

Finalmente, a presença física de alguém entrando e saindo do imóvel dará a impressão de que ele está ocupado, desestimulando a quem quer invadi-lo. Por isso, necessário a presença de algum parente ou amigo fazendo algumas visitas ao local, passando uma impressão de imóvel ocupado. E não vazio e propicio a algum ataque. Esta pessoa também pode abrir janelas e ventilar o ambiente e quando do retorno dos moradores não estará com aquele cheiro de mofo ou poeira.

Boa viagem!

Instagram @elsonmatosdacosta

Youtube Elson Matos da Costa