Vem aí uma nova regra: a exigência de visto para entrar no México

A cobrança ainda não tem data para começar, mas a notícia já está na boca do povo. Sim, por pressão dos Estados Unidos e para frear a imigração ilegal, em breve o México vai voltar a exigir visto para a entrada de brasileiros no país. Até o momento, para viajar para o México, os turistas brasileiros precisam apenas do passaporte válido.

O anteprojeto já foi divulgado e ainda precisa ser publicado no Diário Oficial para entrar em vigor. Desde 2013, Brasil e México mantinham um acordo mútuo de isenção de vistos. A nota do governo mexicano menciona como justificativa para colocar fim a esse tratado, o “número significativo de pessoas” que usam “a não exigência de vistos de forma indevida”

O que se sabe, é que a nova regra vai estabelecer um visto eletrônico e ele deverá ser solicitado aos brasileiros que chegarem de avião no país. Se o viajante chegar por terra ou mar, vai precisar pedir o visto antes nas embaixadas ou consulados mexicanos. As regras detalhadas com informações sobre custos, por exemplo, ainda não foram divulgadas. 

Desde 4 de setembro, o país já começou a exigir visto dos equatorianos e peruanos também podem sofrer restrições. 

Falando de turismo, no último ano, mesmo em pandemia, muitos brasileiros embarcaram para o México, uma vez que o país era um dos únicos com regras bem flexíveis para a entrada de viajantes que partiam daqui. 

O país é riquíssimo em cultura, possui uma das sete maravilhas do mundo moderno, o complexo Chichen Itza, pirâmides maias, a magia dos cenotes e o mar mais lindo e cristalino que já vi. 

Compartilhei os detalhes da viagem que fiz pra lá no natal de 2019 no meu canal youtube.com/omundoelogoali

 Te espero lá!