Você está atento à sua saúde emocional e mental?

Zailde Carvalho é psicóloga e mora no bairro Santa Tereza, na região Leste de BH. Trabalha com o desenvolvimento humano, abordando algumas técnicas que ajudam as pessoas a olhar para suas vidas no agora. Uma delas é o EMDR, uma forma de terapia que ajuda na cura de traumas e experiências difíceis! Zailde atente online. Ela nos dá orientações preciosas para cuidarmos da nossa saúde emocional nestes tempos tão difíceis. 

Zailde Carvalho ensina como lidar com nossas emoções. Foto Zailde

Como anda a sua saúde emocional e mental nestes tempos de coronavírus? O que você tem feito para lidar com a ansiedade, nervosismo, tristeza, raiva, incertezas, medos e tantas outras emoções, de forma a não comprometê-las?

Falar em saúde emocional e mental é falar da habilidade que cada um de nós temos de gerenciar nossas emoções. Quando não acontece esse gerenciamento aparecem sintomas de desequilíbrios fisiológicos e neurológicos, tais como transtornos de personalidade, depressão, pânico e muitos outros.

O que fazer com tantas informações que nos chegam a todo instante? Até que ponto elas são úteis para nós e para os que estão à nossa volta? Não estamos falando de ignorar o que está acontecendo fora de nós, mas selecionar e nos disciplinar com horários para saber o que está acontecendo fora de nós. Talvez desligar a TV e sair um pouco das redes sociais, buscar nosso silencio algumas vezes ao dia!

A forma como lidamos com nós mesmos internamente fala da forma que lidamos com o mundo externo. Ser gentil com nós mesmos e com os outros, fazer coisas que nos tragam alegria interna. Ter atitudes que ajudem a amenizar o sofrimento do outro pode ser um remédio para nossa alma. Há muitos que precisam de nós, familiares, amigos, pessoas que estão com dificuldades até de sobrevivência, idosos, crianças.

Somos uns pelos outros. Basta lembrar de fazermos pelo outro o que gostaríamos que eles fizessem por nós quando a roda da vida nos colocar no lugar onde eles estão hoje! Nos momentos difíceis busque ajuda, peça ajuda! Estamos vivendo um momento onde tem recurso pra tudo, tem terapias online, remédios… Mantermos o contato com as pessoas, mesmo que à distância, e falar o que estamos sentindo pode ajudar a aliviar nosso sofrimento.

Algumas sugestões  ser úteis para nos ajudar a reduzir o nível de estresse, ansiedade, melhorar o foco, a concentração, a memória, o aprendizado e a imunidade:

 – 30 minutos de exercícios físicos diariamente;

 – na medida do possível tenha contato com a natureza;

 – meditar pela manha e a noite;

– dormir o suficiente;

 – ter um planejamento diário. Coloque no papel, ou no seu celular o que você vai fazer a cada dia;

– busque uma terapia online.

Aprenda a priorizar e a se conectar consigo mesmo. Autoconhecimento e auto-aceitação, são um trabalho interno diário que pode te trazer de volta para você mesmo, para que você possa se apoderar e empoderar-se de quem você é.

Contatos: @zacarvapsi, Face Zailde Carvalhoe Youtube SimplesMenteSer