Você está atento à sua saúde física e emocional?

Ser saudável emocionalmente é um processo psicológico e comportamental que podemos adotar para nos direcionar a buscar nossos objetivos e sonhos, de forma tranquila e viver uma vida com mais plenitude e sentido para si mesmo.

Ser saudável emocionalmente não é ter ausência de problemas ou de adoecimento mental. Os problemas são oportunidades que chegam para nos ajudar nesse caminho de retorno a nós mesmos e o adoecimento mental pode ser consequência da falta de autoconhecimento e percepção de si mesmo.

Todos temos sentimentos de medo, ansiedade, raiva e tristeza, porém quando afetam a nossa saúde física ou o nosso desempenho profissional e pessoal é necessário buscar ajuda para compreender a si mesmo, aprender a lidar com o emocional para que não afete negativamente a nossa relação com nós mesmos e com o outro. Esse trabalho vai precisar passar pelo autoconhecimento e auto-aceitação.

Ser emocionalmente saudável é aprender a ter resiliência, que nos ajuda a ‘dar a volta por cima’ para superar os momentos difíceis vividos, diante de situações variadas e continuar a trilhar o próprio caminho, mesmo com todas as dificuldades. É ter maior flexibilidade para aprender, se adaptar às mudanças, com mais habilidade, lidar com o estresse e as adversidades.

Isso vai trazer maior satisfação, alegria, entusiasmo para viver, além da capacidade de se sentir bem com você mesmo e com a vida. Ser emocionalmente saudável eleva nossa autoestima e autoconfiança, assim você terá mais controle sobre suas emoções e comportamentos, sensação de ter mais sentido na vida, de significado e propósito nos relacionamentos, bem como maior equilíbrio entre as atividades diárias, o trabalho, o lazer e o descanso.

Saúde física não pode ser apenas ausência de doença pois, até mesmo certas doenças são silenciosas e só se mostram quando o corpo já não consegue mais sozinho lidar com os danos na preservação da própria vida. É necessário fazer atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável, não ter comportamentos que tragam algum adoecimento a curto ou longo prazo, como fumar, ingerir bebidas que não sejam saudáveis.

E também ter comportamentos que ajudam na saúde física. Prestar atenção no que seu corpo está te falando sobre o que é saudável para ele e o que não é. Nosso corpo fala e se você estiver atento vai perceber pequenos sintomas que muitas vezes não damos muita atenção, como uma dor de cabeça após ingerir algum alimento ou bebida. É imprescindível aprender a se observar, administrar o estresse e buscar ajuda nesse processo para que nossa saúde física e emocional esteja fortalecida e sejamos capazes de seguir nossas vidas com mais qualidade.

Você me encontra no Instagram @zacarvapsi ou no Facebook Zailde Carvalho.